terça-feira, 14 de junho de 2011

Peti celebra Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado dia 12 de junho, foi celebrado na manhã desta sexta-feira pelo PETI de São José de Espinharas, com atividades coordenadas pela Secretaria de Assistência Social. Uma vasta programação cultural foi executada pelos alunos do PETI, que desfilaram com sua fanfarra por ruas do centro da cidade até o Coreto, local em que aconteceram apresentações musicais. 
A administração Ricardo Wanderley tem dado grande importância à criança na escola. A ampliação e melhorias na merenda escolar são fatores a mais para a garantia do aluno em sala de aula, além de uma didática atraente, telecentro com sua inclusão digital, professores em constante processo de educação continuada. 
O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, mantido pelo governo federal com contrapartida do município, tem sido ferramenta fundamental nessa proposta de tirar crianças e adolescentes da lida, onde quase três milhões deles vivem em situação de trabalho no Brasil. No campo, com a situação precária de muitas famílias, crianças em idade escolar acabam sendo recrutadas para trabalhos pesados, ocupando os horários em que deveriam estar em sala de aula, trazendo prejuízos para seu desenvolvimento educacional. A agricultura é o setor produtivo em que mais se registra crianças e adolescentes trabalhando. Em São José de Espinharas se trabalha um conjunto de fatores para evitar que crianças venham a ser exploradas no trabalho. Toda a família recebe a atenção devida da Secretaria de Assistência Social. Essa inclusão acontece de maneiras diversas, seja através de capacitações, melhoria da autoestima, autoconfiança com palestras enfocando princípios éticos, morais, educação sexual, a cultura local. Fonte:Glauber Alves

Nenhum comentário: