sexta-feira, 16 de março de 2012

Missa do Vaqueiro em São José de Espinharas tem apoio do Governo do Estado


A 4ª Missa do Vaqueiro organizada pela Paróquia de São José, na cidade de São José de Espiranhas, próxima a Patos, conta, este ano, com a parceria do Governo do Estado, por meio da Emater Paraiba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A missa será celebrada neste sábado (17), às 17h, pelo padre Erivaldo Alves.

O evento religioso acontece dentro da programação da 4ª Cavalgada de São José, que reúne comitivas de vaqueiros e amantes deste esporte de toda a região das Espinharas de Patos, que se deslocarão de suas comunidades rurais em direção à Paróquia, localizada em frente à Praça da Independência, no centro de São José de Espinharas. A festa, associada à festa de São José, padroeiro da cidade, teve início no dia 9 deste mês e prossegue até a segunda-feira (19), período em que acontecem apresentações culturais do grupo de xaxado “Pegadas de Lampião” e forro pé-de-serra com o grupo “Forró de Primeira”, além de leilão e quermesse.

O intuito do escritório regional da Emater em Patos – e também o local, em São José de Espinharas, é contribuir para o resgate das tradições culturais nordestinas de um personagem símbolo do Sertão: o vaqueiro, que traz consigo as características de homem trabalhador, de coragem e de fé.

O chefe do escritório local, Expedito Camboim, disse que o assessoramento às famílias da agricultura familiar tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas, muitas das quais são atendidas pelo Garantia Safra e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que beneficia 16 fornecedores de alimentos orgânicos.

Nenhum comentário: