sábado, 13 de abril de 2013

100 Dias de Administração da Prefeitura de São José de Espinharas

Onibus adquirido pelo programa Caminho da Escola
Completados 100 dias de administração os municípios da região nordeste, sobre tudo os paraibanos, pouco têm a comemorar em razão da terrível seca que insiste em permanecer castigando o sertanejo, que apesar de tão forte, não resistiu a bravura da estiagem que comprometeu a sintonia entre o aboio do vaqueiro e o berro do gado.

Assim também, os poderes Públicos Municipais reclamam da falta de ações fortes e imediatas do Governo Federal para socorrer os municípios paraibanos com perfuração de poços e programas urgentes que possibilitem a garantia de qualidade de vida dos dizimados pela seca, que perderam o gado e a fertilização da terra que serviriam de sustentabilidade para suas famílias.

Em meio a tantas dificuldades, somadas a heranças que fomos obrigados a herdar é, que nesses 100 dias, a Prefeitura de São José de Espinharas vem tentando se sobressair dando prioridade às ações continuadas como Saúde, Educação e Assistência Social em geral.

O prefeito Renê Caroca falou a nossa reportagem;

Nesses 100 dias, devolvemos ao povo de São José a Equipe do SAMU, que havia se ausentado por falta de assistência e o médico do PSF da Sede, reestruturamos e abastecemos a farmácia básica e instalamos o farma-sus, demos sequência aos programas de saúde e primamos por um atendimento igualitário. Colocamos transporte climatizado a disposição das equipes de profissionais que se deslocam até as UBS ou ao CRÁS para garantir o horário de atendimento.

Na Educação colocamos Transportes escolares em todas as rotas que compreendem lado Leste e Oeste do Munícipio para facilitar o acesso do estudante à sala de aula. Para que haja uma melhor supervisão nas escolas rurais, resolvemos com a orientação do Ministério da Educação, fazer um núcleo Escolar onde melhoramos a qualidade do ensino e da merenda escolar da rede municipal. Conseguimos mais dois ônibus através do Governo do Estado e do programa federal “caminho da escola” com a decisiva celeridade do deputado Hugo Motta.

Pagamos Janeiro, fevereiro e março dentro do mês trabalhado e pagamos a primeira parcela da dívida deixada pelo antecessor junto ao funcionário público e a segunda parcela aos profissionais do magistério. Reajustamos o piso salarial dos professores e pagamos retroativo a janeiro.

Estamos realizando a desobstrução de poços e cadastrando as comunidades que necessitam destes serviços.

São 100 dias em que sonhávamos fazer muito mais, se não fossem as dificuldades herdadas pelo município, somadas as consequências provocadas pela maior seca dos últimos 50 anos, mas isso é apenas mais um desafio para me fazer lutar ainda mais por uma São José melhor.


Em apenas 100 dias devolvi o que foi tirado do funcionário e do povo.

Da redação

Nenhum comentário: