quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Prefeito de São José de Espinharas paga o que ficou atrazado, realiza o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhando e garante que o município será um verdadeiro canteiro de obras

Passados sete meses de administração São José de Espinharas, embora com muitas dificuldades começa se moldar, ganhar forma, apresentando indícios concretos e reais de que está pegando a passada e rumando novamente em direção ao crescimento de que tanto o espinharense almeja chegar.


Mesmo Já tendo administrado o município por duas vezes, enfrentado dificuldades como: extensão territorial imensa, recursos insuficientes, estiagem causticante e tantos outros, o prefeito RENÊ CAROCA chega para administrar o município pela terceira vez, com a sensação de ter que recomeçar tudo de novo. Daí, Com o pagamento dos servidores públicos em atraso (os meses de novembro, dezembro e parte do 13% salário correspondente ao ano de 2012), o gestor se apressou em realizar um parcelamento da dívida atrasada(inclusive já cumprida) e se comprometeu a cumprir religiosamente o pagamento mensal dentro do mês trabalhado, o que trouxe bastante alívio para o funcionário que não percebia seu salario a sessenta dias e passou a receber dentro do mês e junto com a parcela, que injetada na economia local provocou um novo ânimo no comércio. Com o pagamento em dia, percebeu-se extraordinária motivação nos profissionais que integram o quadro funcional e os resultados começaram a aparecer.

Saúde


A prefeitura de São José, contou com a competência da Secretária de Saúde, Fabiana dos Santos Lins para reestruturar a Secretaria Municipal de Saúde, dando funcionamento ao Laboratório de Análises Clinicas que realiza mensalmente no centro de saúde da cidade, em torno de 800 exames laboratoriais; deu destaque aos PSF´S Urbano e Rural com médicos e demais profissionais qualificados e vem dando uma atenção especial ao combate a desnutrição infantil através do programa ANDI, onde as crianças são assistidas pelo médico pediatra Dr. José Afonso Gayoso filho e acompanhadas pela Nutricionista Ernestina Rita Dantas Padre, recebem ainda, apoio psicológico e são acolhidas pelos programas sociais oferecidos pelos serviços públicos; os pacientes que após diagnosticados necessitam serem submetidos a tratamentos especializados em outros centros como Campina Grande, João Pessoa ou Recife, estão sendo prontamente transferidos, transportados e acompanhados pela Assistente Social Adriana Dias Gerônimo; oferecemos os serviços de fonoaudiologia acompanhando crianças com problema na fala, gagueira, portadores de paralisia cerebral e reabilitação auditiva; através da secretaria de saúde estamos encaminhando pacientes para cirurgias de cataratas após indicação médicas ; atuamos na marcação de exames e demais serviços e ainda oferecemos os serviços de fisioterapia.

Educação

O maior desafio da administração foi, sem dúvida, dar impulso a Educação do Município que estava comprometida a partir da dificuldade de pagar a folha que, além de atrasada, os 100% dos recursos do fundeb não são suficientes para pagar os professores da rede municipal de ensino que representam o fundeb 60%.

Contamos com a experiência da então secretária de Educação, Cátia Luzia Bernardes para dar uma sacudida nas escolas rurais formando núcleos escolares para proporcionar uma melhor supervisão e oferecer através de parcerias cursos de formação de professores das séries iniciais como: PNAIC, primeiros saberes e trilhas, cursos que já estão sendo ministrados no município.

Recuperamos e conseguimos em parceria com os governos Estadual e Federal mais ônibus para atendermos todas as rotas escolares e estamos recuperando com recursos próprios as estradas vicinais do município. Primamos pela qualidade da merenda escolar e em parceria com o SESI iremos oferecer diversos cursos para capacitar as pessoas que precisam se qualificarem, a exemplo do curso já realizado através do COZINHA BRASIL.

Conquistas

Com o empenho do Deputado Federal, Hugo Motta, o município de São José de Espinharas tem a esperança de se transformar num verdadeiro canteiro de obras, a começar pelo Estádio de Futebol, esgotamento sanitário dando cobertura em 100% da cidade, construção de cisternas já em andamento, poços artesianos e casas populares. Já estão chegando ao município uma patrulha mecanizada composta por uma retroescavadeira, (motoniveladora) patrol, caçamba, enchedeira e um carro pipa.

O prefeito do município de São José de Espinharas, Renê Trigueiro Caroca, vem lutando com todas as forças para garantir ao povo espinharense um novo amanhã.














Fonte:Decom


Um comentário:

Jordânya Alves disse...

Com certeza está fazendo um grande feito pela população espinharense. Se cumprir o prometido São José dará um grande passo ao futuro. Só alta priorizar uma fonte de renda para geração de empregos na localidade. Parabéns a gestão!