domingo, 4 de agosto de 2013

Vaquejada no Sitio Minador em São José de Espinharas



A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, brasileira da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado.

As disputas são entre várias duplas, que montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.O Batedor de Esteira

É o encarregado de "tanger" o boi para perto do derrubador no momento da disparada dos animais e pegar o rabo do boi e imediatamente passar para o colega, além de empurrar com as pernas do seu cavalo, o boi para dentro da faixa caso o boi tente levantar-se fora da faixa.

O Puxador é o encarregado de puxar o rabo do boi e de derrubá-lo dentro da faixa apropriada,e também quem faz quase todo o trabalho não desmerecendo o esteira.

Se o boi for derrubado dentro da faixa apropriada para esse fim, com as quatro patas para o ar, ele grita para o público: "Valeu Boi", então, soma-se pontos a dupla, se isso não acontecer, ele fala: "Zero", a dupla não consegue somar pontos.E ganha aquele que tiver mas ponto somada,e aie e so festejar mas uma vitoria.
Aconteceu no sitio Minador em +São José de Espinharas  no Parque Manoel Garofa o 1º Bolão de Vaquejada, com a animação da Banda Riacho do Navio.
A vaquejada teve inicio no dia 02 de Agosto e terminou neste domingo dia 04.

Fonte: Redação Fotos Júnior Santos

Nenhum comentário: