quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Alunos da escola Pedro Torres cantando o Hino Nacional

As Nucleações não se constituem por si só uma inovação para as Escolas Rurais. Sua implantação significa uma tentativa de se resolver os problemas mais graves referentes às escolas localizadas no campo, como as múltiplas funções dos(as) professores(as), salas multisseriadas e precariedade do espaço físico. Levando-se em consideração a precariedade das escolas isoladas, o fato de uma professora lecionar simultaneamente para salas de pré- alfabetização, 1ª série, 2ª série, 3ª série e 4ª série, e a falta de qualificação profissional da maioria dos profissionais que trabalham nestas escolas, as Escolas Rurais Nucleadas, no município São José de Espinharas, constituem-se como um modelo alternativo a para a educação rural.

Anterior ao processo de nucleação, as escolas de São José de Espinharas eram o que se convencionou chamar em nosso país de Escolas Isoladas Rurais, em que predominam as classes multisseriadas, tendo uma única professora para ministrar aula, concomitantemente para duas, três e até quatro séries diferentes.

Hoje a realidade na comunidade Ipueira no grupo Pedro Torres é totalmente diferente os alunos estudam com três professoras capacitadas e lecionando três formações para mestres e docentes aqui em São José de Espinharas. E para mostrar isso, os alunos cantaram o Hino Nacional. A administração do prefeito Renê Caroca vem mostrando que quer ver o desenvolvimento de São José de Espinharas.
Fonte:Decom

Nenhum comentário: