quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Implantação do Nasf em São José de Espinharas

A Prefeitura Municipal de São José de Espinharas, através da Secretaria de Saúde realizou na noite de ontem, 01 de Outubro de 2013 na Câmara Municipal a Solenidade e Abertura de Implementação do Programa NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família).

A Solenidade foi aberta pelo locutor Alexandre Morais que convidou os membros para compor a mesa e fez uma pequena abordagem sobre o NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família). E logo depois a palavra foi facultada, e falaram a Nutricionista Ernestina Dantas, a secretária de saúde Fabrisia, o Vereador Salomão Gomes, o secretario de Gabinete Pedro Melo, a Primeira Dama e secretaria de saúde de Patos Ilana Motta e o médico e prefeito Renê Caroca.

O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (ESF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

Há equipe do NASF em São José de Espinharas é constituída de um Educador Físico, duas Fisioterapeutas e uma Nutricionista.

Educador Físico: Ramon Medeiros
Fisioterapeuta: Silvangelica
Fisioterapeuta: Samara
Nutricionista: Ernestina Dantas



Fonte: Decom

Nenhum comentário: