sábado, 8 de março de 2014

Ações da Secretaria Municipal de Assistência Social de São José de Espinharas em 2014

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) do município de São José de Espinharas-PB, iniciou o ano de 2014 com bastante êxito, dando continuidade as ações já existentes e inovando no planejamento e na realização de novas atividades para o decorrer do ano.

Durante o mês de janeiro foram realizadas atividades relacionadas ao Cadastro Único como: atualização e inserção de novas famílias; e a busca ativa, realizada pela Equipe Técnica do CRAS, a fim de identificar e inserir novas famílias, público-alvo da Assistência Social.

Ao dia 13 de Fevereiro foi realizado um grande encontro, com a participação de todos os Trabalhadores do SUAS, a fim de refletir sobre a temática no âmbito das relações humanas: A ÉTICA E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO ÂMBITO DO TRABALHO. O evento foi marcado por atividades de reflexão e integração, visando o fortalecimento na efetividade das ações realizadas por toda a equipe de trabalhadores do SUAS.
 A posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de São José de Espinharas, ocorreu no dia 20 de Fevereiro, com a participação de todos os conselheiros e convidados da Secretaria Municipal de Agricultura.

Ao dia 27 de Fevereiro ocorreu na Unidade de Saúde da família Darcílio Wanderley, no Assentamento Nova Santana, um encontro entre as Secretarias de Assistência Social e Saúde, objetivando potencializar o trabalho intersetorial. As técnicas da Equipe Volante do CRAS, Ana Lúcia Silva e Juliana Ramos, firmaram parcerias junto aos trabalhadores da Equipe de Saúde da Família, para ações e atividades na zona rural, de forma a garantir o acesso dos usuários a política de Assistência Social . Na oportunidade a Secretária de Assistência Social Helena Celestino, compartilhou as informações e metas propostas pelo Selo UNICEF, visto que, o município de São José de Espinharas aceitou o convite do UNICEF e se inscreveu no Selo, por meio do Termo de Adesão assinado pelo Prefeito Dr. Renê Trigueiro Caroca.

Na mesma data tivemos a culminância do Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade integrou todo o público participante do Serviço, promovendo uma maior aproximação entre todas as idades e gerações.

O planejamento das ações de trabalho no SUAS ainda está em construção, visto que o mesmo é caracterizado por uma construção permanente, de forma a atender as necessidades do público-alvo, dentro dos princípios propostos pela política de trabalho no SUAS.

“São inúmeros os desafios este ano, mas somos uma equipe, ninguém está sozinho. Trabalhamos sempre objetivando propiciar condições de cidadania a todos os usuários da Política de Assistência Social”; concluiu a Secretária Helena Celestino.

Fonte:Decom
Fotos:Assistência Social