segunda-feira, 31 de março de 2014

Pluviômetros registram maior índice do ano em São Jose de Espinharas.


O fantasma da seca começa a se afastar do sertão e o agricultor já tem motivos para comemorar. Mais de 160 milímetros registrados e 70% dos Açudes e barragens estão sangrando.

Uma forte chuva na noite deste domingo, (30), deixou a população de São José de Espinharas alegre e esperançosa. A chuva que veio acompanhada de intensos relâmpagos e trovões durou cerca de três horas. Vários açudes no município transbordaram.

O açude da comunidade Caluete, que fica próximo à cidade não suportou o volume das águas e rompeu. A água no Rio Espinharas também aumentou.

No Assentamento Oziel Alves, a comunidade precisou se mobilizar e evitar o rompimento da parede que dá sustentação ao sangrador do açude. Eles abriram uma alvenaria pra impedir o arrombamento da parede. (ver vídeo)

Embora a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) tenha registrado a ocorrência de chuvas em 72 municípios, em regiões como Agreste, Cariri e Litoral, as maiores precipitações ocorreram em cidades sertanejas.

Desde o último sábado são registradas chuvas intensas em várias cidades sertanejas, cenário que deve se repetir pelos próximos 2 meses, época do ano em que tradicionalmente ocorrem mais chuvas nessa região.

Por:
Radialista Alexandre Morais
Fotos Agnelo Moura

Acesse:
http://www.saojosedeespinharas.com

Nenhum comentário: